Sirish Subash, um aluno da Escola de Matemática, Ciências e Tecnologia Gwinnett, em Snellville, Geórgia, conquistou o prêmio de Melhor Jovem Cientista da América no Desafio Jovem Cientista da 3M. Sirish desenvolveu o PestiSCAND, um dispositivo portátil e acessível que usa inteligência artificial e espectrofotometria para identificar resíduos de pesticidas em frutas e vegetais.
A ideia surgiu de uma curiosidade cotidiana: sua mãe insistia para que ele lavasse frutas antes de comer, e ele se questionava sobre a eficácia da lavagem na remoção de pesticidas. Ao pesquisar, descobriu que até 70% dos produtos agrícolas contêm resíduos que estão associados a problemas de saúde. Com o PestiSCAND, ele conseguiu detectar pesticidas com uma precisão de 85%, analisando a luz refletida nas superfícies dos alimentos.
O dispositivo tem potencial de chegar ao mercado por cerca de US$ 20, e Sirish pretende continuar o desenvolvimento até a faculdade. Nos últimos quatro meses, ele foi orientado por um cientista da 3M para aperfeiçoar o protótipo. Além do título, Sirish recebeu um prêmio de US$ 25.000 pelo projeto.
Comments